Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EdUFERSA

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

MENDONÇA, Vander; MENDONÇA, Luciana Freitas de M. Fruticultura tropical: bananeira, cajueiro e mangueira. Mossoró, RN: EdUFERSA, 2013.

 

Luciana Freitas de Medeiros Mendonça – Atualmente é aluna do curso de doutorado em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semiárido. Participa do Grupo de Pesquisa Propagação, Nutrição, Adubação e Tratos Culturais de Frutíferas de Clima Tropical e Sub-Tropical cadastrado no CNPq. Na UFERSA também participa do Grupo Pesquisa em Fruticultura . Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Micropropagação de Ornamentais, além de Fruticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação, adubação e condução de espécies frutíferas de clima tropical.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9658174206328856

 

Vander Mendonça – Nascido na cidade de Nepomuceno-MG. Em 1997 formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Fez Mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) término em 2000, Doutorado em Agronomia (Fitotecnia/Fruticultura) pela Universidade Federal de Lavras, término em 2005 e Pós-Doutorado em Agronomia (Fitotecnia/Fruticultura) pela Universidade Federal de Lavras, término em 2011. Foi Técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, (CATI) como Agente de Desenvolvimento no P.E.M.B.H na região de Mogi das Cruzes/SP de 2000 a 2001. Foi também Técnico Credenciado do SENAR/MG de 2003 a 2005, onde atuou em cursos em todo o País nas áreas de Fruticultura Básica, Trabalhador na Fruticultura Tropical e Subtropical. Em 2005 ingressou na Universidade Estadual do Moto Grosso do Sul (UEMS) onde foi professor de Fitotecnia (Horticultura) até 2006/1. Em 2006/2 foi aprovado no concurso na UFERSA como professor de fruticultura. Atualmente é professor adjunto IV (Fruticultura) na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e também Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2. É líder do Grupo de Pesquisa Propagação, Nutrição, Adubação e Tratos Culturais de Frutíferas de Clima Tropical e Sub-Tropical e participa como membro do Grupo de Pesquisa Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas ambos cadastrados no CNPq. Na UFERSA é líder do Grupo de pesquisa em Fruticultura. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação, adubação e condução de espécies frutíferas de clima tropical. Atualmente (2012-2014) é Coordenador do Programas de Pós-Graduação em Fitotecnia e membro suplente do colegiado do curso de Pós-Graduação em Ciência do Solo ambos da UFERSA.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4327895435746416

 

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

ASSIS, Janilson Pinheiro de. Regressão e correlação linear simples e múltipla. Mossoró, RN: EdUFERSA, 2013.

Janilson Pinheiro de Assis – Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), atualmente Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) (1986), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em agronomia/fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor doutor na classe associado no nível iv da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Estatística, Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, agricultura, probabilidade, estatística e meteorologia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6489257938942420

 

 

BRAZ, Ricardo Antônio Faustino da Silva (Org.). Algumas concepções no ensino da matemática: tendências e atualidades. Mossoró, RN: EdUFERSA, 2013.

Auricélio Carneiro de Morais

 

Ednaldo Henrique de Medeiros

 

Flaviana Moreira de Souza – Possui mestrado em Modelagem Matemática e Computacional, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2011), CEFET-MG. Especialização em Educação Matemática pela Faculdades Integradas de Patos (2007), FIP-PB. E graduação em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006), UERN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Operacional, Otimização, Heurísticas, Metaheuríscitas, Matheurísticas, Matemática Computacional, Modelagem Matemática e Educação Matemática.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4154490217005383

 

João de Ciqueira Leite Junior

 

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz (Org.) – Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). Professor Assitente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Com experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Etnomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da matemática, aprendizagem, conceitos e propriedades e livro didático. Lecionando as disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral 1 e 2 e Prática de Ensino: laboratório de matemática.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1251979725442770

 

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

AMARAL, Inácia Girlene (Org.). Gestão de pessoas e liderança em novos contextos e diferentes perspectivas. Mossoró, RN: EdUFERSA, 2013.

Alexandre Dantas de Medeiros – Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2005) e Especialização em Estensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável pela UFERSA/MDA/EMATER (2007). Atualmente é extensionista rural II – engº agrônomo do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Morfologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia vegetal, Taxonomia Vegetal, Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Economia Solidária.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5416967881550661

 

Alvaro Fabiano Pereira de Macedo – Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (2003) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2005). Doutorando em Administração pela PUC-PR. Atualmente é professor assistente dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: perícia contábil, Teoria da Contabilidade, Finanças Corporativas, Tomada de Decisão e Iinformações Contábeis para usuários externos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4902530131715391

 

Ana Cristina Batista dos Santos – Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2009 – ). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Docente e pesquisadora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência em pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: conceito de administração e administrador sob o capitalismo flexível, carreira do administrador, relação capital-trabalho, novas tecnologias gerenciais, teoria crítica, pesquisa qualitativa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3198136796795693

 

Anita Felipe de Macedo

 

Elisabete Stradiotto Siqueira – Bacharel Em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido – UFERSA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, liderança, poder, administração, gestão social, e responsabilidade social.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8581489357094720

 

Erlaine Binotto – Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta, mestrado (2000) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado sanduiche The University of Queensland (2004). É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais.Coordena projetos aprovados no CNPq sobre seleção docente nas universidades federais e sobre liderança feminina nas cooperativas agrícolas. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e coordena o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios. Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas e do conhecimento, cooperativas, capital social, comunidades de prática, aprendizagem e empreendedorismo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823505442014380

 

Inácia Girlene Amaral (Org.) – Possui graduação em em Administração pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1993) e mestrado em em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (2003). Atualmente é professora assistente nível III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA. Membro do grupo de pesquisa em administração – GEPAR/UFERSA. Pesquisadora nas áreas de relações do trabalho, gestão de pessoas, organizações sociais e economia solidária.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0740574599115489

 

José Sueldo Câmara Ferreira – Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990). Mestre em Administrção pela UnP (2008). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, instrutor.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0570372961054663

 

Kleber Cavalcanti Nóbrega – Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1984). Atualmente é sócio-proprietário da Perceptum Assessoria e Desenvolvimento, empresa de consultoria e capacitação organizacional e professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão de Serviços, Planejamento e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, qualidade em serviços, gestão de serviços, plenejamento e gestão estratégica, balanced scorecard.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7667731949775312

 

Lydia Maria Pinto Brito – Possui graduação em Serviço Social pela UECE (1974), mestrado em Sociologia (1998) e doutorado em Educação pela UFC Ceará (2004). Atualmente é professora titular do Curso de Mestrado em Administração da Universidade Potiguar-RN. Tem experiência na área de Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competência, gestão do conhecimento, organizações de aprendizagem, comportamento organizacional , gestão estratégica de pessoas, relações de trabalho e responsabilidade social. É professora de cursos de Pós-graduação – Especialização da UFC/Cetrede/FIEC, UECE, UNIFOR, dentre outras. Presta consultoria a várias empresas e entidades de classe. Autora/Co-autora dos livros:Educação, Competências e Desempenho – chaves humanas para a auto-sustentabilidade ornanizacional (2004) ; Gestão de Competências, Gestão do Conhecimento e Organizações de Aprendizagem – instrumentos de apropriação pelo capital do saber do trabalhador (2005), Práticas de Pesquisas em Gestão de Pessoas 1 (2007), Práticas de Pesquisas em Gestão de Pessoas 2 (2008), Empresa Familiar (2010) , Responsabilidade Social e Gestão Ambiental(2010), O mundo do trabalho e a formação crítica(2012), dentre outros.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4486886157670655

 

Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone – Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública (1969), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Ciências da Administração – Université de Grenoble II (1988)e Pós-doutorado em Ciências da Administração na Université de Savoie, Annecy, França ( 1994). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: sucessão, processo sucessório, pequenas e médias empresas, empresa familiar, dirigentes e valores e atitudes.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7953856410233611

 

Patrícia Whebber Souza de Oliveira – Graduação em Psicologia pela UFRN (1988) e Graduação em Administração pela UnP (2010), Mestrado em Administração pela UFRN (1997) e Doutorado em Educação UFRN (2003). Professora do Mestrado Profissional em Administração – Universidade Potiguar -UnP; Professora de Administração da UFRN; Experiência na área de Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, competências gerenciais, gestão estratégica de pessoas, remuneração estratégica e gestão de desempenho por competências. Na pesquisa, destaca-se o interesse pela abordagem qualitativa e pela construção de casos para ensino em administração.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1136821214776632

 

Rejane Dias Duarte

 

Valéria Rueda Elias Spers – Concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é professora do Instituto Educacional Piracicabano – Faculdade de Gestão e Negócios no Mestrado Profissional em Administração. Publicou 21 artigos em periódicos especializados e 53 trabalhos em anais de eventos. Possui 21 capítulos de livros, 2 livros publicados e organizou a publicação de 7 obras. Possui 34 itens de produção técnica. Participou de 48 eventos no Brasil e exterior. Recebeu 13 homenagens. Atua na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional, Responsabilidade Social, Terceiro Setor e Governança Corporativa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7249845321341229

 

Yákara Vasconcelos Pereira Leite – Atualmente é Professora e Coordenadora do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutorado (2012), mestrado (2006) e graduação (2002) em Administração (UFPE). Obteve experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, UFPE, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Membro do Grupo de Pesquisa da UFPE: Câmara de Estudos em Estratégias das Organizações, Grupo de Pesquisa da UFERSA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAR) e do Grupo de Pesquisa da UERN: Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar. Pesquisa principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, competição, processo de formação das estratégias, liderança, mudança estratégica, marketing, turismo e hotelaria. Possui trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. É avaliadora de artigos do ENANPAD, 3E´S, AIB (Academy of International business) e das revistas Alcance, RAUNP, Estudios y Perspectivas en Turismo, Gestão & Planejamento e AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. Consultora na área de Estratégia Empresarial e Marketing.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3420201580418099

 

LEITE, Rodrigo de Almeida; MAIA, Mário Sérgio Falcão. Direitos humanos em perspectiva: desafios nacionais e internacionais da justiciabilidade de direitos no âmbito teórico e dogmático contemporâneo. Mossoró, RN: EdUFERSA, 2013.

Mário Sérgio Falcão Maia – Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Direito Penal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3299003013769677

 

Rodrigo de Almeida Leite – Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Mestre em Ciências Jurídico-Comunitárias pela Universidade Clássica de Lisboa – Portugal (diploma revalidado pela UFPB). Doutorando em Derecho y Politicas de La Unión Europea pela Universidade de Salamanca – Espanha (concluindo a tese final). Tem experiência na área de Direito, com formação acadêmica na linha do Direito Comunitário Europeu, Direito Internacional Público e Direitos Humanos. Interesse e estudos também na área da Integração Latino-Americana, Relações Internacionais e Direito Constitucional. Atualmente é Professor Assistente II do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). É membro da Academia Nacional de Estudos Transnacionais (ANET).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7613841434879490

 

LEITE, Yákara Vasconcelos Pereira (Org.). Administração estratégica: diferentes olhares e contextos. Mossoró, RN: EdUFERSA, 2013.

Ana Rita de Melo Oliveira

 

Brigitte Renata Bezerra de Oliveira – Possui Graduação em Administração (2004) e Mestrado Acadêmico (2007) e Doutorado (2010, em andamento) em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Pesquisadora de projeto apoiado pelo CNPq. Interesses de pesquisa: Administração Estratégica e Inovação, Agronegócio, Desempenho Empresarial e Negócios Internacionais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4363373068676222

 

Eduardo de Aquino Lucena – Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Em 2000, realizou doutorado-sanduíche na The University of Georgia (GA, EUA). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco com atuação no PROPAD/UFPE. Seus interesses de pesquisa englobam os seguintes temas: processos de aprendizagem nas organizaçõesde, processo de estratégia e estratégia como prática.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4896424955173386

 

Erica Piros Kovacs – Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (1999), pós-graduação em Comércio Exterior pela ESAF-UFPE, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Administração pelo PROPAD – UFPE (2009). Desenvolve pesquisas na linha de Estratégia Empresarial, com enfoque principal no processo de internacionalização de empresas. É avaliadora de artigos do ENANPAD, 3E´S, ENPQ, ENEGEP, do ISBJ – International Small Business Journal, AIB (Academy of International business) e das revistas Latin America Business Review e GESTÃO.ORG. É autora de diversos artigos sobre internacionalização de empresas, estratégia e logística, tendo obtido o prêmio de melhor trabalho no 3E´S (Encontro de Estratégia) da ANPAD em 2009. Tem 16 anos de experiência profissional em empresas privadas e governamentais na área de comércio exterior, tendo atuado em 11 países distintos. Atuou como analista de projetos e planejamento do SEBRAE PE e atualmente é professora Adjunta do curso de Administração da UFRPE, coordenadora do núcleo de Pesquisa do DADM (Departamento de Administração da UFRPE) e líder do tema Estratégia e Empreendedorismo na área de Estratégia da ANPAD. Atua na área de Administração, com ênfase nos seguintes temas: Estratégia, Comércio Exterior, Logística, Pesquisa e Internacionalização de Empresas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1560051431422675

 

Vinicius Farias Moreira – Graduado em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, é mestre e doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atuando no ensino, pesquisa e extensão. Tem como temas de interesse: estratégia empresarial, empreendedorismo e internacionalização.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3481559213937969

 

Viviane Santos Salazar – Professora Assistente II do curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco. É bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), e em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2003). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem como áreas de interesse de pesquisa Estratégia Empresarial, Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor com foco em empresas de hospitalidade.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0331772105868515

 

Walter Fernando Araújo de Moraes – Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975); Doutorado em Management Sciences – University of Manchester Institute of Science and Techonology (1988); Pós-Doutorado – University of Texas at Austin (1998). Diretor Científico, eleito, da ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (janeiro, 2005 -dezembro, 2006) e (janeiro, 2007 – dezembro, 2008). Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (outubro, 1999 – setembro, 2001) e (abril, 2006 – março, 2009). Coordenador do Curso de Mestrado em Administração (1995 – 1997) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, Cursos de Mestrado e Doutorado (2001-2002) e (2010-atual). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial. Consultor na área de Estratégia Empresarial. Membro da Strategic Mnagement Society e da Academy of International Business.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6093921820124337

 

Yákara Vasconcelos Pereira Leite (Org.) – Atualmente é Professora e Coordenadora do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutorado (2012), mestrado (2006) e graduação (2002) em Administração (UFPE). Obteve experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, UFPE, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Membro do Grupo de Pesquisa da UFPE: Câmara de Estudos em Estratégias das Organizações, Grupo de Pesquisa da UFERSA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAR) e do Grupo de Pesquisa da UERN: Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar. Pesquisa principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, competição, processo de formação das estratégias, liderança, mudança estratégica, marketing, turismo e hotelaria. Possui trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. É avaliadora de artigos do ENANPAD, 3E´S, AIB (Academy of International business) e das revistas Alcance, RAUNP, Estudios y Perspectivas en Turismo, Gestão & Planejamento e AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. Consultora na área de Estratégia Empresarial e Marketing.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3420201580418099

 

OLIVEIRA, Agostinha Mafalda Barra de (Org.). Organização de aprendizagem e gestão de recursos humanos. Mossoró, RN: 2013.

Agostinha Mafalda Barra de Oliveira (Org.) – Psicóloga pela Universidade de Fortaleza (1993), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutora em Psicologia Social e Antropologia das Organizações pela Universidad de Salamanca (2009).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4161180702499697

 

Alexandre José de Oliveira – Possui graduação em Tecnologia Em Indústria Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor, assistente 1 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e professor adjunto 1 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia de Prodção, com ênfase e: Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, ISO 9000, Qualidade total, Qualidade e Educação superior.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0731858448408437

 

Elisabete Stradiotto Siqueira – Bacharel Em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido – UFERSA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, liderança, poder, administração, gestão social, e responsabilidade social.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8581489357094720

 

Erlaine Binotto – Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta, mestrado (2000) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado sanduiche The University of Queensland (2004). É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais.Coordena projetos aprovados no CNPq sobre seleção docente nas universidades federais e sobre liderança feminina nas cooperativas agrícolas. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e coordena o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios. Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas e do conhecimento, cooperativas, capital social, comunidades de prática, aprendizagem e empreendedorismo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823505442014380

 

Fabio Casagrande Modolo – Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Tem experiência na área de gestão de pessoas e processos, com ênfase em Engenharia de Produção.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7523396215078916

 

Luis González Fernández

 

Patrícia Whebber Souza de Oliveira – Graduação em Psicologia pela UFRN (1988) e Graduação em Administração pela UnP (2010), Mestrado em Administração pela UFRN (1997) e Doutorado em Educação UFRN (2003). Professora do Mestrado Profissional em Administração – Universidade Potiguar -UnP; Professora de Administração da UFRN; Experiência na área de Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, competências gerenciais, gestão estratégica de pessoas, remuneração estratégica e gestão de desempenho por competências. Na pesquisa, destaca-se o interesse pela abordagem qualitativa e pela construção de casos para ensino em administração.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1136821214776632

 

SIQUEIRA, Elisabete Stradioto (Org.). Valores organizacionais: da formação universitária a atuação subjetiva dos gestores. Mossoró, RN: 2013.

Alexandre Dantas de Medeiros – Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2005) e Especialização em Estensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável pela UFERSA/MDA/EMATER (2007). Atualmente é extensionista rural II – engº agrônomo do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Morfologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia vegetal, Taxonomia Vegetal, Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Economia Solidária.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5416967881550661

 

Álvaro Fabiano Pereira de Macedo – Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (2003) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2005). Doutorando em Administração pela PUC-PR. Atualmente é professor assistente dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: perícia contábil, Teoria da Contabilidade, Finanças Corporativas, Tomada de Decisão e informações Contábeis para usuários externos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4902530131715391

 

Ana Cristina Batista dos Santos – Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2009 – ). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Docente e pesquisadora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência em pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: conceito de administração e administrador sob o capitalismo flexível, carreira do administrador, relação capital-trabalho, novas tecnologias gerenciais, teoria crítica, pesquisa qualitativa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3198136796795693

 

Débora Nayar Hoff – Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Planalto Catarinense (1994), mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Agronegócios no Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria de madeira, agronegócios, cadeia produtiva, cluster, distritos industriais, competitividade, desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável. Têm experiência em atividades de gestão universitária, incluindo: planejamento estratégico, elaboração de projetos de curso e de reconhecimento de cursos, elaboração de normas e procedimentos vinculados à vida universitária, principalmente na área de ensino de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8005915249042173

 

Eduardo Eugenio Spers – Eduardo Eugenio Spers held post-doctorate in Wageningen University (WUR), Netherlands, in 2011 and doctorate in business administration at the University of São Paulo in 2003. He is currently a fellow in research productivity, CNPq, level 2, professor at the master in International Business at Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) and Associate Professor at University of São Paulo, campus ESALQ. Published 62 articles in specialized journals and 215 in annals of events. Has 32 book chapters and 2 books published. Has 228 technical production items. Participated in 15 international events. He was an adviser of 13 specialization projects, 25 master theses, 11 scientific initiation and 135 graduate conclusion projects. Received 18 acknowledgements. Participated in 14 research projects and in their professional activities interacted with 137 partners. Subjects of interest: business administration with emphasis in marketing and strategic management. Key words: Consumer Behavior, Marketing, International Marketing, Marketing Strategy, Agribusiness and Retail.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7800954800978254

 

Elisabete Stradiotto Siqueira (Org.) – Bacharel Em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido – UFERSA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, liderança, poder, administração, gestão social, e responsabilidade social.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8581489357094720

 

Erlaine Binotto – Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta, mestrado (2000) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado sanduiche The University of Queensland (2004). É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais.Coordena projetos aprovados no CNPq sobre seleção docente nas universidades federais e sobre liderança feminina nas cooperativas agrícolas. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e coordena o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios. Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas e do conhecimento, cooperativas, capital social, comunidades de prática, aprendizagem e empreendedorismo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823505442014380

 

Inácia Girlene Amaral – Possui graduação em em Administração pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1993) e mestrado em em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (2003). Atualmente é professora assistente nível III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA. Membro do grupo de pesquisa em administração – GEPAR/UFERSA. Pesquisadora nas áreas de relações do trabalho, gestão de pessoas, organizações sociais e economia solidária.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0740574599115489

24 de setembro de 2014. Visualizações: 2513. Última modificação: 05/02/2015 09:47:48