Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EdUFERSA

Gente da MaréCOMPRAR OBRA IMPRESSA
R$ 35,00 + Frete

Informações para compra

 + Mais livros


FICHA TÉCNICA:

Organizadores: Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, Joachim Carolsfeld, Alfredo Oliveira Gálvez

Título: Gente da Maré: Aspectos ecológicos e socieconômicos da mariscagem no nordeste brasileiro

ISBN: 978-85-63145-28-4

Formato: 15 x 21 cm

Editora: EdUFERSA

Local: Mossoró, RN

Ano: 2014

Capa: Couchê 230g/m

Miolo: Couchê liso 115g/m

Acabamento: Colado e costurado

Páginas: 420


Resumo:

A “marca” Gente da Maré (GDM) é reconhecida por muitas comunidades costeiras e pelas instituições que trabalham com o desenvolvimento da maricultura, por ter dado visibilidade aos pescadores e pescadoras artesanais que vivem da pesca extrativista do marisco e da ostreicultura familiar nos Estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Com o desenvolvimento deste Projeto outras iniciativas locais, empenhadas em melhorar a qualidade de vida das marisqueiras, poderão contar com espaços de diálogo interinstitucional e multidisciplinar, além de uma renovada sinergia entre comunidades e instituições deixadas como legado pelo Projeto GDM.
A gestão do Projeto buscou encontrar um meio termo entre as macro diretrizes formuladas em Brasília, a atuação das Superintendências Federais do Ministério e a realidade local das comunidades costeiras. Para alcançar este objetivo o Projeto contou com Grupos de Trabalho Interinstitucionais que se reuniam sistematicamente para avaliar o andamento do Projeto, bem como para definir as prioridades e readequar seu rumo. Neste sentido, o Projeto GDM seguiu a definição da instituição financiadora em aplicar a metodologia de gestão para resultados, suficientemente flexível para incorporar as necessidades específicas de cada região de atuação do Projeto.
O livro visa apresentar aspectos ecológicos e biológicos de A. brasiliana que ainda são desconhecidos ou pouco estudados, além de aspectos relacionados à parte social e econômica da pesca deste molusco no Nordeste brasileiro. A obra está dividida em treze capítulos que abordam aspectos relacionados com a morfologia, distribuição, ecologia populacional, ecologia pesqueira, cultivo e cadeia produtiva de A. brasiliana, além de aspectos relacionados com a saúde ocupacional das marisqueiras.
O capítulo um faz uma síntese dos principais aspectos sociais, ambientais e econômicos abordados no Projeto Gente da Maré. O capítulo dois aborda à morfologia e distribuição geográfica de A. brasiliana, enquanto que o capítulo três trata dos aspectos relacionados à reprodução desta espécie. O capítulo quatro faz uma revisão sobre genética de bivalves e o capítulo cinco faz uma revisão sobre ecologia populacional de A. brasiliana, além de apresentar resultados obtidos em estudos ecológicos e de manejo pesqueiro desta espécie no Rio Grande do Norte. O capítulo seis traça um panorama dos aspectos relacionados à Ecologia Humana e a atividade de mariscagem de A. brasiliana no Nordeste brasileiro. O capítulo sete apresenta técnicas para produção em laboratório de sementes de A. brasiliana, desde a obtenção de gametas, passando pela larvicultura, assentamento até a manutenção das sementes. Os capítulos oito e nove analisam o processo de trabalho artesanal e suas relações com a saúde ocupacional em comunidades de pescadores de mariscos e as lesões por esforços repetitivos mais frequentes nestas comunidades em decorrência da pesca destes organismos. O capítulo dez faz uma caracterização da cadeia produtiva de moluscos bivalves nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. O capítulo onze realiza uma revisão sobre as práticas de formação popular no âmbito das iniciativas de trabalho e renda, enquanto que no capítulo doze são apresentadas informações sobre políticas públicas e a gestão participativa da pesca artesanal no Brasil. Para finalizar o capítulo treze propõe diretrizes estratégicas para a continuidade e fortalecimento das ações e resultados do Projeto Gente da Maré.
Esperamos com este livro apresentar os principais resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto Gente da Maré, mas principalmente almejamos retratar a atividade de mariscagem e ressaltar o trabalho árduo das pessoas que vivem desta atividade no Nordeste do Brasil.

1 de junho de 2015. Visualizações: 1877. Última modificação: 22/06/2018 15:33:05