Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EdUFERSA

Escritos Antropofágicos

COMPRAR OBRA IMPRESSA
R$ 35,00 + Frete

Informações para compra

 + Mais livros


FICHA TÉCNICA:

Organizadores: Rodrigo de Almeida Leite e Mário Sérgio Falcão Maia

Título: Escritos Antropofágicos – Aproximações entre direito, cultura e informação

ISBN: 978-85-63145-34-5

Formato: 15 x 21 cm

Editora: EdUFERSA

Local: Mossoró, RN

Ano: 2014

Capa: Couchê 230g/m

Miolo: Couchê liso 115g/m

Acabamento: Colado e costurado

Páginas: 162


Resumo:

O antropofagismo é uma abordagem da cultura como procedimento incorporativo das informações disponíveis no repertório da produção universal da civilização. Por este motivo, não se organizou como receituário ou guia prático sobre seus procedimentos de produção. Este caminho, por um lado, dificultou o acolhimento nos espaços acadêmicos de sua época, devido ao caráter racionalista que ali imperava, e por outro lado, manteve viva no tempo sua força criativa, ainda hoje capaz de contribuir para os temas da cultura, linguagem e produção científica.

Apontaremos neste livro alguns trabalhos que apresentam uma contribuição inegável para o movimento antropofágico no sentido de expressar a força deste pensamento no debate atual sobre os temas que nos cercam. Parece-nos que a mestiçagem cultural proposta no antropofagismo representa uma tentativa de sair da marginalização batava, através da fundação de um ponto de vista que nos acolha temporariamente, pois nesta proposta o tempo é moto contínuo. É sob esse olhar que a experiência antropofágica poderia ser interpretada.

No antropofagismo, a latência é matéria-prima de sua construção. Esperamos com estes textos provocar novos diálogos sobre os processos criativos na universidade que a aproximem das formas produtivas da cultura.

Utilizar o antropofagismo em nossos textos é justamente trazer o espírito (ou ao menos parte dele) que iluminava o Oswald de Andrade e tentar aplicá-lo em cada área aqui abordada. Busca-se discutir a realidade local, a cultura de uma sociedade em contraposição a determinados dogmas que são impostos à cultura e à ciência, sem levar em consideração as peculiaridades regionais.

Desta forma, os autores decidiram focar o tema de seus estudos em torno de três eixos principais: o Direito, a Cultura e a Informação.

28 de maio de 2015. Visualizações: 919. Última modificação: 22/06/2018 15:25:50