EdUFERSA

+ Mais livros

FICHA TÉCNICA

Autores: Vander Mendonça e Luciana Freitas de M. Mendonça

Título: Fruticultura tropical: bananeira, cajueiro e mangueira

ISBN: 978-85-63145-10-9

Formato: 14 x 21 cm

Editora: EdUFERSA

Local: Mossoró, RN

Ano: 2013

Capa: Triplex (fosco)

Miolo: Offset

Acabamento: Colado e costurado

Resumo:

O Brasil por possui uma extensa área territorial, com 8.500.000 km2 encontra-se uma grande variação climática em seus microclimas que possibilitam o cultivo econômico da maioria das frutíferas, que torna o país o terceiro produtor mundial de frutas. A maioria da produção brasileira é destinada ao consumo interno, tanto ao natural quanto processada na forma de doces, geléias, sucos, vinhos e outros. Pois o terceiro maior produtor de frutas não é um dos principais exportadores, exportando pouco mais de 2% da produção. O principal motivo da baixa exportação de frutas pelo Brasil é a baixa qualidade das frutas, na maioria das vezes produzidas sem base agronômica, além dos embargos impostos pelos importadores. Todos os estados da federação acordaram para uma realidade: a fruticultura gera dinheiro, o país tem potencial para produzir muito e com qualidade, há um mercado com alta demanda e em crescimento. Sabemos que não é fácil orientar, instruir, explicar como se fazem as coisas, quando se dispões de poucos meios práticos e, principalmente, quando não se tem bibliografias a disposição com um custo mais acessível. Hoje as principais universidades brasileiras adotam bibliografias próprias de seus professores. Já que toda a experiência do docente não tem como ser passada durante as aulas, em função do tempo reduzido de aulas. Esta experiência é então também passadas aos alunos através destas bibliografias. Este livro faz uma descrição geral dos cultivos da bananeira, cajueiro e mangueira destacando assuntos como: taxonomia, morfologia, clima, solo, cultivares, propagação, preparo do solo, plantio, tratos culturais, adubação, pragas, doenças, colheita, rendimento e comercialização. Justifica este tipo de publicação, pois além de ter um custo mais acessível é também escrito empregando uma linguagem mais objetiva tornando o aprendizado mais fácil e menos cansativo. Por outro lado, este tipo de publicação pode também auxiliar os técnicos de extensão rural, produtores rurais e a população de uma maneira geral interessados em obter maior conhecimento a respeito das frutíferas: bananeira, cajueiro e mangueira.

28 de maio de 2015. Visualizações: 1643. Última modificação: 22/06/2018 15:39:14